Últimas Notícias

Ceriluz confirma excelência e é novamente finalista de prêmio da ANEEL

A Ceriluz é finalista do Prêmio ANEEL de Qualidade 2019, até o ano passado denominado de Índice Aneel de Satisfação do Consumidor - IASC. Após ter sido escolhida a melhor distribuidora de 2018, com uma média de satisfação de 85,93%, ela busca novamente alcançar uma excelente média entre seus associados, consolidando-se no posto.

Continue Lendo

Mensagem do Presidente Iloir – O ano da consolidação

Um ano de consolidação. Talvez essa seja a ideia que resuma o que foi a passagem de 2019 para a Ceriluz, com base na conquista do principal reconhecimento dado a uma distribuidora de energia: o Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC. A Ceriluz foi apontada pela Agência Nacional de Energia Elétrica como a melhor distribuidora de energia do Brasil, superando todas as demais cooperativas e também concessionárias, com uma média de satisfação de 85,93%.

Continue Lendo

Projeto energia amiga apresenta vencedores de concurso entre alunos

A Ceriluz apoiou, novamente, nesse ano de 2019, o Projeto Energia Amiga, que é coordenado pelo curso de engenharia elétrica da Unijuí e que consiste em disseminar conhecimentos sobre os conceitos da eletricidade, consumo consciente e o uso seguro das instalações elétricas.

Continue Lendo

Ceriluz completa 20 anos de geração valorizando a primeira usina

No dia 10 de dezembro a Ceriluz completou 20 anos de Geração de Energia e para comemorar optou por valorizar a origem desse trabalho, ou seja, a CGH Nilo Bonfanti, usina aniversariante, que entrou em operação em 1999, no município de Chiapetta. “Apesar de pequena em porte (0,68 Megawatts) ela é grande em termos de importância para o desenvolvimento da Ceriluz e da região.

Continue Lendo

Equipes concentram esforços na casa de máquinas da PCH Sede II

A obra da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sede II Centenária entrou em nova etapa de trabalho. As equipes iniciaram a instalação das estruturas da Casa de Máquinas que abrigará os grupos geradores, com capacidade instalada de 07 Megawatts (MW).

Continue Lendo

Audiências debatem condições de uso do reservatório da CGH Igrejinha

A semana que passou foi de importantes ações referentes à construção da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, em andamento no município de Boa Vista do Cadeado, na comunidade de Ponte Queimada.

Continue Lendo

Ceriluz 20 anos de geração – estudantes conhecem usina precursora

A Ceriluz recebeu na quarta-feira, dia 20 de novembro, um grupo de aproximadamente 45 estudantes das escolas municipais de Chiapetta, na infraestrutura da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Nilo Bonfanti, no rio Buricá, naquele município.

Continue Lendo

Período da Piracema e riscos de afogamento ampliam restrições em Usinas

Desde o dia primeiro de outubro está em andamento na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai o chamado Período da Piracema, época do ano onde os peixes intensificam sua migração com a finalidade de desova e reprodução e cuja interferência de forma inadequada pode prejudicar a multiplicação das diferentes espécies migradoras. Por isso, até o dia 31 de janeiro, são maiores as restrições de pesca nos rios, com uso de apetrechos e embarcações. A pesca em condições irregulares é considerada crime ambiental e o infrator está sujeito a punições nas esferas administrativa, civil e penal, com recolhimento dos apetrechos de pesca, multas e indenizações, que variam de R$ 1 mil a R$ 100 mil, e até mesmo a prisão, com período de reclusão de 01 a 03 anos.

Continue Lendo

Consultoria oferece mapeamento para propriedades rurais

A Ceriluz está apoiando o Sebrae em um projeto que visa possibilitar aos produtores rurais da região adequar suas propriedades e dar segurança jurídica em relação às questões ambientais vigentes. Um termo de parceria foi assinado no dia 15 de outubro, pelo vice-presidente da Ceriluz, Valmir Elton Seifert, e pelo gerente do Sebrae Noroeste, Armando Pettinelli, em ato na Casa da Ceriluz, durante a Expoijuí/Fenadi 2019, com a presença de associados da Cooperativa

Continue Lendo

Ceriluz e HCI assinam convênio para viabilizar cuidados para associados

A Ceriluz e o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) firmaram uma importante parceria visando beneficiar os associados da cooperativa e seus dependentes. O convênio assinado autoriza a comercialização de serviços do cartão HCI Vida, que não configura plano de saúde.  A formalização do convênio aconteceu no dia 17 de outubro, em cerimônia na Casa Ceriluz, no Parque de Exposições de Ijuí, durante a Expoijuí/Fenadi 2019, quando o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, e os dirigentes do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Cláudio Matte Martins e Cícero Tremea dos Santos, presidente e vice-presidente, respectivamente, assinaram o convênio.

Continue Lendo

Parceria SESCOOP/FECOERGS promove viagem aos Estados Unidos

O presidente da Ceriluz e da Federação das Cooperativas de Energia do RS – FECOERGS, Iloir de Pauli, liderou entre os dias 21 e 25 de outubro, uma missão de cooperativas do ramo de infraestrutura para os Estados Unidos, mais especificamente para os estados da Califórnia e Texas, que visitou, respectivamente, empresas do chamado Vale do Silício e cooperativas e concessionárias de energia daquele país. A viagem foi promovida pelo Sescoop/RS, através da Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, no intuito de propiciar uma imersão no ambiente das organizações mais inovadoras e de alta tecnologia no mundo, apresentando o que há de excelência em tecnologia e inovação para cooperativas.

Continue Lendo

Campanha incentiva associados a aderirem ao Seguro Residencial

A Ceriluz e as empresas Seefeld Corretora de Seguros e Zurich Seguros disponibilizam desde 2006 um Seguro Residencial para que os associados possam proteger seu patrimônio, de forma fácil e acessível. Atualmente são praticamente quatro mil beneficiários, mas com o objetivo de ampliar esse número a cooperativa e as empresas parceiras lançam uma campanha de prêmios para aqueles associados que aderirem agora. A campanha foi efetivamente apresentada ao público durante a Expoijuí/Fenadi 2019, quando representantes das empresas seguradoras estiveram na Casa Ceriluz, divulgando entre os visitantes, os benefícios do Seguro Residencial.

Continue Lendo

Ceriluz inicia comemoração dos 20 anos da geração de energia própria

A Ceriluz realizou evento na noite da última quarta-feira, dia 16, para comemorar duas importantes marcas: a conquista do Prêmio IASC 2018 - que a colocou no posto de melhor distribuidora de energia do Brasil - e também os 20 anos da Geração de energia, cujas comemorações culminarão no dia 10 de dezembro, no aniversário de inauguração da CGH Nilo Bonfanti, em Chiapetta. Essa pequena usina foi o embrião desse importante trabalho de geração própria de energia, pela Ceriluz, que hoje já tem mais de 25 Megawatts (MW) instalados, estando entre as maiores geradoras de energia entre as cooperativas brasileiras.

Continue Lendo

Ceriluz abre as portas da sua casa, durante a EXPOIJUÍ/FENADI 2019

A Ceriluz está participando, desde o dia 11 de outubro, da ExpoIjuí/Fenadi 2019, feira que se estenderá até o próximo dia 20 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Agostinho Burman, em Ijuí. No local está com as portas da Casa Ceriluz abertas para todos os visitantes, especialmente associados e familiares, logo na entrada do parque, em frente ao Centro Administrativo. Desde o ano passado a cooperativa disponibiliza no local uma casa mais ampla e confortável para todos os visitantes.

Continue Lendo

Cooperativas Sul-Mato-Grossenses buscam referências na Ceriluz

A Ceriluz recebeu na quarta-feira, 18 de setembro, a visita de comitiva formada por representantes de três cooperativas do Estado de Mato Grosso do Sul. Estiveram representadas a Cergrand - Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados; a Coeso - Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural do Sudoeste Sul-mato-grossense, de Dois Irmãos do Buriti, e a Cercampo – Cooperativa de Eletrificação Rural, de Anhanduí. Estiveram na Ceriluz, Jorge Luís Barbosa e Antônio Carlos Figueiredo, presidente e engenheiro eletricista da Cergrand, Edson Gonçalves Matos e Seiji Kato, presidente e vice-presidente da Coeso, e Arão Antônio Morais, presidente da Cercampo.

Continue Lendo

Encontro em Ijuí encerra ciclo de atividades junto aos Associados

A Ceriluz realizou na sexta-feira, dia 13 de setembro, o último encontro de comunidade do ano de 2019, no salão comunitário da Linha 04 Leste, em Ijuí. Este encontro foi precedido por outros dois na semana, nos dias 11 e 12, respectivamente, nas comunidades de Colônia Santo Antônio, Ijuí, e de Bom Princípio, Augusto Pestana. Com estes três encontros encerrou-se um ciclo de dez eventos, que iniciaram no mês de maio. Além das três comunidades citadas foram contemplados com os encontros associados de Coronel Barros, com eventos no Clube Ipiranga e na Linha 08; de Catuípe, em Colônia das Almas; de Bozano, na Vila Salto; de Nova Ramada, em Pinhal e de Ijuí, no Rincão dos Gói, estes dois últimos realizados em agosto. Também foi realizado evento especial no dia 1º de maio, com os colaboradores da Ceriluz e seus familiares, em comemoração ao Dia do Trabalho e a conquista do Prêmio IASC 2018.

Continue Lendo

SIPAT promove ações sócio-educativas para colaboradores da Ceriluz

Durante essa semana, de 09 a 13 de setembro, a Ceriluz realizou a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT, em sua 18ª edição. Nesse ano os eventos programados trataram de temas diversos, como direção defensiva, coleta seletiva e reciclagem de resíduos, doenças sexualmente transmissíveis, além de atividades físicas e culturais para os participantes.

Continue Lendo

Programa do Estado vai fomentar implantação de redes trifásicas

A diretoria da Federação das Cooperativas de Energia e Desenvolvimento Rural do RS – FECOERGS esteve reunida na quarta-feira, dia 28 de agosto, no auditório da sede do OCERGS / SESCOOP, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2019, ocasião em que recepcionou o governador do RS, Eduardo Leite. Na oportunidade, o mandatário gaúcho, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Arthur Lemos, fez o lançamento do Programa Energia Forte no Campo, cujo objetivo é promover a qualificação das redes de distribuição de energia elétrica no meio rural, pela concessão de crédito para construção de redes trifásicas.

Continue Lendo

FEPAM autoriza instalação de nova subestação com 20MVA de potência

A Ceriluz Distribuição, Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., obteve no dia 13 de agosto a Licença Prévia e de Instalação Unificada (LPI) número 115/2019, para a Subestação de Energia Elétrica - SE Ceriluz 03, a ser instalada no município de Ijuí, com validade até 13 de agosto de 2024. Considerando a emissão dessa licença, a previsão da Cooperativa é iniciar as obras de construção dessa subestação num prazo de trinta dias. Essa nova subestação será instalada no município de Ijuí, anexa à Casa de Máquinas da Pequena Central Hidrelétrica Sede II Centenária, empreendimento que já está em construção na região da Linha 04 Leste.

Continue Lendo

Unimed e Ceriluz celebram parceria para oferta de plano de saúde

As diretorias da Unimed Noroeste/RS e da Ceriluz celebraram o sucesso do processo de migração de beneficiários para o novo plano de saúde, agora regulamentado, durante jantar nesta terça-feira, 30. Cerca de 4.300 pessoas vinculadas à cooperativa de eletrificação, entre titulares e dependentes, passam a contar com as atualizações do plano ambulatorial a partir desta quinta-feira, 1º de agosto. “A adesão ao novo plano demonstra a credibilidade da Unimed, que desenvolveu proposta de modo a contemplar o perfil do associado da Ceriluz”, destacou o vice-presidente da Ceriluz, Valmir Elton Seifert, observando que o acesso a serviços em saúde de qualidade representa fator de bem-estar para o associado e sua família.

Continue Lendo