Mensagem do Presidente Iloir – O ano da consolidação

Um ano de consolidação. Talvez essa seja a ideia que resuma o que foi a passagem de 2019 para a Ceriluz, com base na conquista do principal reconhecimento dado a uma distribuidora de energia: o Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC. A Ceriluz foi apontada pela Agência Nacional de Energia Elétrica como a melhor distribuidora de energia do Brasil, superando todas as demais cooperativas e também concessionárias, com uma média de satisfação de 85,93%. Importante dizer que quem nos deu essa nota não foi a agência, mas os associados da Cooperativa que responderam a um questionário. É a avaliação de quem usa diariamente a nossa energia.

Isso nos alegra e, por outro lado, faz crescer a responsabilidade que temos com o nosso associado. Com essa aprovação a Ceriluz se consolida como uma Cooperativa de excelência, comprometida com seu quadro social, a qualidade da energia e com o bem estar do seu público. Porém, essa mesma aprovação nos traz a responsabilidade de mantermos esse grau de excelência. Não almejamos ser sempre a melhor distribuidora, até porque, em geral, as cooperativas se encontram com níveis de satisfação muito próximos, ora uma despontando, ora outra. Aliás, vale dizer que as cooperativas, pela sua atuação próxima aos seus associados, se sobressaem quanto ao atendimento em relação às concessionárias. O principal, nesse caso, é manter esse elevado índice de satisfação, apontado pela Aneel como excelente. É o que vem acontecendo desde o início da pesquisa entre as cooperativas, em 2014, quando a Ceriluz sempre esteve entre as cinco melhores do Brasil.

Nosso desafio para 2020, esse novo ano que chega e, diga se passagem, nova década que inicia, é nos mantermos nesse caminho de valorização do associado. Temos desafios, entre eles, lutarmos por tarifas justas para as cooperativas, de forma a não onerar nosso associado por essa qualidade. Acreditamos que estamos no caminho certo e, em breve, teremos novidades. Vale ressaltar que, nesse sentido, tem grande importância a geração de energia por nossas usinas, que nos dão força para negociarmos. Geração essa que em 2019 também alcançou uma marca importante: 20 anos de atuação, com a usina Nilo Bonfanti, de Chiapetta. É esse trabalho conjunto – geração e distribuição – que nos dá capacidade de brigar pelos direitos dos associados e promover os benefícios que almejamos.

Enfim, comemoremos as conquistas de 2019 e que 2020 seja um ano repleto de grandes desafios. São eles que nos engrandecem, que nos dão razão para trabalhar. Queremos agradecer o esforço de cada um dos colaboradores e, em especial seus familiares, pelo apoio nos dias difíceis que nossas equipes enfrentam para sanar problemas fundamentais para o abastecimento de energia dos associados. Queremos também contar com a participação do quadro social em nossos eventos e atividades, contribuindo para que possamos andar no passo certo e nos manter entre as melhores, para o bem de todo o coletivo. Um Feliz Ano Novo para todos nós.

Ouça também entrevista concedida pelo presidente Iloir no Informartivo Ceriluz Além da Energia, fazendo uma análise de 2019 e projetando os próximos anos. Acesse aqui.